Quem foi ao Royal Plaza Shopping nesta quarta-feira foi recebido por 20 agroindústrias da Quarta Colônia. As empresas estavam mostrando os resultados da participação no Projeto Social Produtos da Colônia, da UFSM com o Sebrae. Durante dois anos, os produtores receberam capacitação em boas práticas de higiene, como melhorar o processo produtivo e até ganharam novas identidades visuais.
Tudo para conquistar cada vez mais mercado para os produtos que já são de qualidade por natureza. De acordo com a coordenadora do projeto, Neila Richards, agora essas e mais 18 empresas estão devidamente habilitadas para vender em todo o Brasil.
Cada produto tem uma legislação e requisitos diferentes. Durante esses dois anos colocamos tudo em dia. Junto com o Sebrae, eles também receberam dicas para melhorar a gestão, como definir preços e fazer a sucessão familiar explica.
Para a gerente do projeto, a nutricionista Mara Rúbia Da Cas, conforme foram recebendo a capacitação, os empreendedores se sentiram mais valorizados e aceitando o fato de que são, sim empresários.
Uma das expositoras é a doceira Maria Helena Casarin Marostega, 58 anos. Depois de se aposentar como professora, resolveu se dedicar ao que antes era um hobby: fazer doces e bombons. Há quatro anos legalizada, junto com o marido ela tem feito a agroindústria Quiosquinho Doce, em Ivorá, crescer em qualidade e clientela:
É uma ótima oportunidade. Muitas pessoas se interessaram em encomendar já para o fim de ano. A capacitação é importante para atendermos os clientes que cada vez mais buscam produtos naturais. Nós fazemos isso, tudo de forma artesanal, com qualidade afirma Maria Helena.